08 julho 2014

Sobre patriotismo e vergonha



 Apesar de ter vontade de escrever sobre isso a algum tempo, considerei a perda do Brasil contra a Alemanha a deixa perfeita.
 Desde que se iniciaram os jogos da Copa do Mundo Fifa venho sofrido algum tipo de preconceito por não torcer para o time representante de nosso país. Chegaram a dizer, inclusive, que era um ato anti-patriótico dormir ou desenhar ao invés de sentar a bunda no sofá da sala e gritar gol ou "vai Brasil", como se tais atos mudassem o rumo do jogo ou do país. Afirmaram também que todas aquelas pessoas que torciam fervorosamente eram patriotas...
 Devo dizer que tais coisas me deixaram um tanto quanto perplexa. Veja bem, a vida toda considerei patriota aquele que ama e respeita seu país, aquele que luta pra fazer dele um lugar melhor pra se viver, aquele que se importa quando tudo está fora dos eixos, quando as leis não se cumprem. Patriota seria aquele que exigiria e aproveitaria de seus direitos enquanto cumpria seus deveres como cidadão de bem.
 E o que isso tem a ver com futebol? Nada. Exato.
 Sei que muitas pessoas que estavam torcendo são sim patriotas, realmente se importam com o local onde habitam, assim como sei que muitas amam na alegria e odeiam na derrota.
 Milhões de brasileiros se envergonharam com a goleada que imagino ter sido realmente muito humilhante, mas humilhante mesmo foi ver depois em vários sites, os ditos patriotas, queimando a bandeira símbolo de seu país, os ditos patriotas deixando torcedores surdos, os ditos patriotas "quebrando tudo".
 Humilhante mesmo é o que passamos dia-a-dia sem dizer nada. Vergonha é sofrer calado com um país que tem potencial mas está de cabeça pra baixo. Perder no jogo é apenas uma consequência por participar mal preparado para ele...

2 comentários:

  1. Disse tudo Bruna! Concordo com você inteiramente 👏👏
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 renata massa