26 setembro 2013

Clube da Luta - Fight Club (1999)




Oláaaa, lindos leitores! Final de semana chegando, né, que tal uma excelente, linda, espetacular dica de filme?! Perfeito! E ainda tem livro pra quem gosta de estabelecer um paralelo. Hoje a matéria é sobre um filme que eu só vi oito vezes e li o livro uma vez só: CLUBE DA LUTA.



Sobre o enredo

Inesperado. Brilhante. Crítico. Surpreendente. Intrigante. Quantos adjetivos mais seriam necessários para descrever o fascinante enredo idealizado por Chuck Palahniuk e levado aos cinemas por David Fincher?! Em suma, espetacular.

O que o faz tão sensacional?! Bom... Sem muitos spoilers, mas de maneira bem sucinta, o leitor/espectador vai de encontro com a vida de Jack (para o cinema, o lindo, talentoso, Edward Norton; veja também a matéria sobre A Outra História Americana http://morfinagridoce.blogspot.com.br/2013/08/a-outra-historia-americana-american.html), um executivo pacato e entregue à apatia gerada pelo vazio do fútil consumismo alimentado pelo sistema capitalista. Este conhece e torna-se amigo de uma das personagens mais insanas que eu já vi (e me apaixonei), Tyler Durden. Interpretado de forma genial por (ninguém menos que) Brad Pitt, Tyler é um ávido anticapitalista pregando uma ideia apenas (que mais parece um tsunami de ideias): a autodestruição. Ou seja, a destruição do homem entregue aos padrões capitalista.

Reflexões simples como “você não é o seu carro, nem as coisas que possui; você também não é o seu emprego” são o objeto principal de toda a trama que prende o espectador/leitor porque, simplesmente, estamos nesse sistema e (pasmem) MUITAS VEZES NOS PEGAMOS CLASSIFICANDO TUDO DESSA MANEIRA ENTRE NÓS MESMOS. E quão frustrante é estar alienado de si próprio! Sim, é frustrante! Dá vontade de gritar, fugir, bater em algo... Ou alguém. E é essa a ideia desenvolvida quando esses dois homens se encontram e fundam o CLUBE DA LUTA. O Clube da Luta é organização anticapitalista que visa a liberdade da essência humana, em que homens cansados do sistema se reúnem para lutar e extravazar suas infelicidades mais profundas. Muita gente acha desnecessária a violência representada no filme, todavia as lutas são uma perfeita metáfora do desespero do homem contemporâneo.

Tanto as mensagens anticonsumismo presentes no filme quanto a paranoia existente nas principais personagens (e quem já assistiu SABE do que eu estou falando) genialmente empregadas, fazem desta obra, um dos maiores gritos da sociedade atual nas livrarias e nas telas. É um filme/livro perigoso, sim, as ideias sugeridas são muito densas e até podem frustrar àqueles não muito familiarizados com a realidade. Para quem gosta de temas como conspiração, manipulação do inconsciente coletivo, ação, drama, finais de aplaudir de pé e de queixo caído, essa é uma boa pedida para o final de semana (e sempre!).


Conheça as regras do Clube da Luta

1ª Regra: "Nunca comente sobre o Clube da Luta".
2ª Regra: "Nunca comente sobre o Clube da Luta".
3ª Regra: "Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba."
4ª Regra: "Somente duas pessoas por luta".
5ª Regra: "Uma luta de cada vez."
6ª Regra: "Sem camisa, sem sapatos."
7ª Regra: "As lutas duram o tempo que for necessário."
8ª Regra: "Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar!"


Frases marcantes (demaaaaaaaaais) do filme:
"As coisas que você possui acabam possuindo você".
"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."
"Quando se tem insônia você nunca dorme de verdade e você nunca acorda de verdade."
 "É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa."
 "Esta é a sua vida, e ela está acabando um minuto de cada vez."
 "Seu emprego não é o que você é, nem o quanto ganha ou quanto dinheiro tem no banco. Nem o carro que dirige, nem o que tem dentro da sua carteira. Você é uma merda ambulante do mundo."
"Escutem aqui, vermes. Vocês não são especiais. Vocês não são um belo ou único floco de neve. Vocês são feitos da mesma matéria orgânica em decomposição como tudo no mundo."
 "Saia do seu apartamento. Encontre uma pessoa do sexo oposto. Pare com a compra e a masturbação excessiva. Peça demissão. Comece uma luta. Prove que você está vivo. Se você não for atrás da sua humanidade, você vira uma estatística."
 "Fomos criados através da Televisão para acreditar que um dia seriamos milionários e estrelas de cinema, mas não nos tornamos isso, estamos muito, muito putos, e aos poucos, tomamos consciência."
"Não queira ser completo, nada de querer ser perfeito. Pare de tentar controlar tudo e deixe o barco correr."

Onde eu compro o livro?
Meus amores, procurei na net o lugar mais barato e confiável e achei no Saraiva.com
Pra quem quiser ler o livro, vale a pena.


Alguém já levou a sério a proposta do filme?
Siiiiiiiiiiiiiim, sim, sim!!! Gente! Nesse mundo tem de tudo! Li no Literatortura e na VICE uma matéria, no mínimo, impressionante sobre O Clube da Luta Russo,  O “Família Ronin”.
Lá em Moscou (pra quem quiser, né, vai saber...), funciona para que você – disposto a pagar aproximadamente R$2.100 para bater e apanhar o quanto quiser – “transforme-se de cidadão urbano à um homem de verdade”, sofrendo tortura física e psicológica.
Uma das regras do “Família Ronin”, por exemplo, é a seguinte: no segundo dia de treinamento você deve contar para todo o grupo a pior coisa que tenha feito na vida e nunca teve coragem de contar à ninguém. A fotógrafa Maria Turchenkova teve a ideia de registrar imagens e escrever sobre o clube após ver um anuncio do grupo no jornal, contou em entrevista à revista VICE que os exercícios físicos eram muito pesados: eles chegavam até mesmo a lutar com facas de madeira entre si. Aqueles que desistiam, não podiam mais voltar. E se voltassem, se deparavam com outra regra: de acordo com Maria, deveriam “enfrentar a própria desgraça”.
Para ler o artigo, na íntegra, e ver fotos, acesse:
e também...

Bem... Como já dizia uma voz da minha infância, ISSO É TUDO, PESSOAL! Ahahahahah
Espero que gostem, assistam, comentem, compartilhem, lutem (brincadeiraaaaaaa ahaahhaha) e tenha aquele momento inteligente no final de semana.
Beijo grandalhão e até mais.
 renata massa